quinta-feira, 4 de abril de 2013

Infertilidade / Amor Anémico: Quando o pensamento toma conta das emoções, a desordem emocional instala-se e o nosso corpo traí-nos;


Ao longo do tempo, com o passar dos meses e até dos anos o nosso corpo tende a somatizar os nossos desejos, frustrações, impotência e angústia. Acaba por ser um “Mix” de emoções que se misturam e nos baralham e que por momentos nos paralisam, retirando a esperança da concretização de um sonho, de um querer, que para muitos deveria ser conseguida de forma natural e espontânea, só porque a gravidez na maioria dos casos é a uma das leis do ciclo natural da vida ou porque simplesmente somos livres, até ao momento, de decidir ter filhos ou não.
Em determinado momento da vida de um casal, quando a infertilidade assola a sua intimidade, torna-se inevitável verter as emoções que ao longo do tempo vão sendo abafadas, privadas e bloqueadas em todos os que desejam ser pais.
Actualmente, parece ser cada vez mais difícil ter filhos, quando se quer e com quem se quer, acaba-se por comparar esta premissa a um desafio, que nem sempre se apresenta como um caminho fácil de trlhar para muitos casais, o de dar continuidade à extensão de nós próprios.
A PsicoFértil é uma iniciativa que disponibilizou um projecto na área da intervenção psicológica em Infertilidade. Acredita que uma atitude positiva face à infertilidade pode facilitar a possibilidade de gravidez, o objectivo de muitos casais para ajudar a lidar com os problemas e dúvidas que possam surgir nesta fase de vida.
A incapacidade para conceber de forma natural, assim como os tratamentos de reprodução medicamente assistida, podem gerar stress, ansiedade e em alguns casos, depressão.
A PsicoFértil entende a Infertilidade como uma problemática intemporal parecendo tratar-se de um fenómeno em ascensão, o qual tem forçado a Medicina a desenvolver novas soluções para os casais com dificuldades em conseguir uma gravidez.
A PsicoFértil apresenta-se como uma iniciativa de referência no sector da saúde em Portugal de divulgação e esclarecimento de informação sobre a abordagem psicológica na Infertilidade. Abraçando um projecto de pesquisa e investigação actualizada.
Distingue-se por uma visão inovadora, aliada a um forte espírito de melhoria contínua, excelência e rigor. Centrada na personalização e qualidade dos cuidados de saúde prestados, de intervenção e apoio psicológico especializado em Infertilidade, querendo chegar ao conforto e ao entendimento da emoção psicosocioemocional, que leva os casais a procurar-nos.
A PsicoFértil direcciona-se a todos os que desejam ser pais e que até ao momento ainda não conseguiram.
A PsicoFértil tem como objectivo proporcionar um serviço de acordo com as necessidades de cada casal e com as dificuldades advindas ao longo das diferentes etapas do tratamento em Reprodução Assistida, promovendo um maior equilíbrio emocional e uma melhor gestão dos problemas.
Os casais ao saberem da existência de um acompanhamento psicológico especializado em Infertilidade, certamente encontrarão maior apoio, segurança emocional e consequentemente tenderão a encontrar melhores estratégias para saberem lidar com as dificuldades encontradas, durante o processo de tratamento com outra confiança e maior determinação.
Igualmente e desde já agradecemos a iniciativa da publicação deste Post (In)Fertilidade, para que possamos ajudar mais e melhor, com qualidade e tentar chegar sempre a quem mais necessita de apoio nesta fase de vida, que muitas vezes é calada no seio do casal e que não só causa grande sofrimento como abala grandes projectos de vida, que para todos nós são sentidos como valiosos e que sem dúvida valem sempre a pena!

Sem comentários:

Enviar um comentário